Depois de muitos anos sem capacitação, o governo de Mato Grosso do Sul, resolveu dar a oportunidade dos professores todos, principalmente da região do bolsão, terem talvez uma oportunidade de encontrar outros professores e assim, a chance da troca de informação, talvez no sentido de cada qual conhecer os problemas de outras cidades e em contrapartida, acredito que o governo do estado, aproveitou, além de patrocinar um encontro entre os educandos, ouvir de cada um, através do "Portfóllio" a quantos anda a Educação e o que se pode fazer para que haja uma mudança no Processo.
Achamos louvável a idéia, pois acreditamos que é possível haver mudanças na Educação, desde que não só o governo, como também os professores estejam imuídos de investir em mudanças.
A Educação atualmente está num profundo caus e esquecimento. É preciso, portanto, que haja uma mudança verdadeira, não só no papel, como todos os governos, através daqueles que se encontram hoje atrás das mesas, sob o ar condicionado, brincando de transformar o ensino em algo positivo, mas que se esquecem que já estiveram aqui em nosso lugar, ministrando aulas, que as coisas não acontem por acontecer, mas que tudo "educação" deve ser levado a sério.
Muitas vezes, mesmo sabendo que não dá certo, conscientemente, somos usados como "cobaias" de Projetos que não dão certo, mas que tem algo por trás que o movem, por exemplo, a parte financeira.
Os que mandam e nós que obedecemos, porque temos juizo, sabem perfeitamente que aquilo não vai funcionar e que é mais um daqueles que fazem apenas os educandos de bobos e que logo serão descartados.
Mas, eu acredito que é possível, mudar. Basta apenas uma gota de vontade, que seja verdadeira na direção de alguma inovação, todavia, não se esquecendo do passado, para construir um futuro, sem desencantamento.
O Referencial já é um grande passo, embora haja muita resistência daqueles que não querem planejar e que procede num propósito apenas de empurrar com a barriga.
Portanto, acredito que o pontapé inicial já foi dado, basta proceguir nesta linnha.
Meu cumpadre Pereira,sou filho do Borracha aqui da venda do Morumbi,quanto tempo que não falava com vc, parece que vc até se esqueceu de quantas vezes a gente ia pescar na ilha com aquele barquinho a remo, quanta loucura nós fizemos.
ResponderExcluir