domingo, 22 de março de 2009

Reflexão sobre avaliação

Conceitos de Avaliação
Procurando no dicionário Aurélio, avaliar significa: determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de; determinar a valia ou o valor, o preço, o merecimento, calcular, estimar; fazer a apreciação; ajuizar.
Medir, significa: determinar ou verificar, tendo como base uma escala fixa, a extensão, medida, ou grandeza de; comensurar; ser a medica de.
Segundo Maria Isabel Guimarães, avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, ou seja, é obter dados e informações sobre ela.
Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradgma é dinamizar oportunidades de ação+reflexão+nova ação, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na contrução de verdades formuladas e reformuladas.
" Se avaliar sinônimo de melhoria, esta melhoria se refere ao aluno, ao currículo, ao professor e, em definitivo... à ESCOLA."
Segundo Philippe Perrenoud, avaliação encontra-se entre duas lógicas, permeia o campo da seleção ou da aprendizagem; todavia o educad0r aloca a avaliação como estando no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades, criação de hierarquias e da excelência, almejando "certificar aquisições de conhecimentos", ela serve também como instrumento de controle.
Segundo Cipriano Carlos Luckesi, o processo de avaliação tem basicamente três passos:
* conhecer o nível de desempenho do aluno (constatação da realidade);
* comparar essa informação com aquilo que é considerado importante do processo educativo (qualificação);
* tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário